BLOG

>
BLOG
>
Diferença entre depressão unipolar e bipolaridade

Diferença entre depressão unipolar e bipolaridade

A depressão unipolar costuma iniciar após os 25 anos enquanto a bipolar inicia geralmente antes dos 20.

A depressão unipolar, mesmo quando recorrente, costuma dar intervalo de anos, e o paciente costuma demorar ao menos 2 semanas para responder aos antidepressivos. O bipolar geralmente responde em uma semana.

O unipolar não costuma apresentar crises de ansiedade frequentes e não apresenta aceleração do pensamento, irritabilidade, compulsões, euforia, hipersexualidade ou qualquer comportamemto de busca compulsiva do prazer.

A depressão unipolar faz com que a pessoa se isole e portanto não chama tanto a atenção da família, amigos, empregadores ou parceiros profissionais.

Já a bipolar causa muitos prejuízos, mudancas de emprego, perdas financeiras, abandono de objetivos e projetos, separações, divórcios, sofrimento pasa os filhos que são expostos à instabilidade do humor.

O bipolar, em sua instabilidade e a seus rompantes, gera um sentimento de insegurança e caos tanto em si mesmo quanto em seus próximos.

O bipolar tipo I nao pode tomar antidepressivos mas eles têm menos sintomas depressivos e a instabilidade é menos frequente apesar dos sintomas serem “mais graves” predominando mania e alucinações.

Já o tipo II tem um quadro mais sutil e por isso mais dificil de se diagnosticar e que causa mais prejuízos a longo tempo.

No bipolar tipo ll são mais frequentes e recorrentes as crises depressivas e às vezes não respondem aos estabilizadores, levando à necessidade de associar antidepressivos.

O antidepressivo deve ser utilizado com cautela e apenas para tirar da crise pois há o risco da “virada” maníaca ou hipomaníaca mas há casos em que ele precisa ser mantido a vida inteira.

A depressão unipolar é uma doença unicamente psiquiátrica ao que sabemos, mas o transtorno bipolar é uma doença clínica que gera um processo inflamatório crônico de todo o organismo e neurotoxicidade e por isso várias doenças degenerativas a longo prazo, e seu tratamento é mais complexo e precisa de ajustes frequentes da medicação.

Abrir Conversa
Vamos conversar?
Olá!

Como posso te ajudar?